Estrutura amplia a capacidade de testes e certificações de módulos fotovoltaicos disponíveis no mercado brasileiro
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) inaugurou na terça-feira (22/07) o Laboratório de Ensaios de Módulos Fotovoltaicos. A instalação, localizada no campus de Xerém, em Duque de Caxias (RJ), amplia a capacidade de testes e certificações dos painéis solares disponíveis no mercado brasileiro.
Essas atividades já era realizado no país em laboratórios credenciados pelo Inmetro. O instituto avalia que a presença do equipamento reforçará a confiança na conformidade técnica dos produtos comercializados no Brasil, estimulando novos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a instalação de centros privados de testes, fomentando o desenvolvimento da indústria nacional.
“O novo laboratório contribui para ampliar a confiança do consumidor e do setor produtivo em relação à qualidade dos módulos fotovoltaicos que chegam ao mercado. É uma entrega estratégica, com reflexos positivos para a economia, o meio ambiente e a segurança energética do país”, destacou o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.
Concorrência desleal
O Inmetro destacou que a entrada recorrente de placas solares com potência inferior à declarada representa um risco à estabilidade e à credibilidade do setor, prejudicando empresas idôneas e distorcendo os preços do mercado. Nesse sentido, o laboratório será um instrumento estratégico de defesa comercial e técnica, alinhado aos princípios de concorrência leal e integridade do setor elétrico.
“Essa estrutura reforça a soberania tecnológica do Brasil no setor de energias renováveis e coloca o Inmetro em posição de destaque para apoiar a indústria nacional, tanto na inovação quanto no controle da concorrência desleal”, afirmou o diretor de avaliação da conformidade do Inmetro, João Nery.
A iniciativa conta com a parceria do Instituto Nacional de Energia Limpa (Inel). As duas instituições celebraram um acordo de cooperação que prevê a capacitação técnica, suporte à operação e manutenção inicial do sistema, visando fortalecer a infraestrutura de testes e certificações no país.
Regulamento técnico
Com a publicação da Portaria Inmetro nº 140/2021, as placas solares passaram a ser regulamentadas pelo Instituto, que definiu o Regulamento Técnico da Qualidade e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para equipamentos de geração, condicionamento e armazenamento de energia em sistemas fotovoltaicos.
A Portaria nº 140/2022 do Inmetro estabeleceu os requisitos para a homologação de módulos fotovoltaicos, incluindo a afixação da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que deve ser visível ao consumidor, sem obstrução por qualquer outra informação anexada pelos fornecedores.
Para aumentar a segurança, prevenir incêndios e garantir a conformidade dos produtos, o Inmetro publicou a Portaria nº 515, de 10 de novembro de 2023, que alterou a anterior ao incluir requisitos específicos de detecção e interrupção de arcos elétricos, com a desenergização automática em caso de falhas.
Fonte: Portal Solar